Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais

Fórum Nacional

dos Mestrados Profissionais


Apoio Institucional
 
Desde 07/06/2009
Estatísticas 256338 visitas.
W3C XHTML 1.0

Clipping

UFRJ recebe o V Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais.

O V Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais acontece entre os dias 7 e 9 de outubro, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O objetivo é discutir a produção diferenciada dos mestrados profissionais, visando conceituar os critérios de excelência desta modalidade e contribuir com propostas de sustentabilidade dos mestrados, principalmente nas instituições públicas.

Serão apresentados critérios de aplicação financeira que possam contribuir com os padrões de qualidade e produtividade indicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Nesta edição, são esperados cerca de 200 participantes entre coordenadores, docentes, profissionais e representantes do CAPES e outras instituições. Os temas tratados nas mesas redondas serão discutidos a partir de documentos e estudos básicos que grupos de trabalho coordenarão divididos por área de conhecimento, de modo que no evento possam resultar em propostas concretas para compor o Relatório do V Encontro.

Para a professora da Escola Politécnica da UFRJ Claudia Morgado, uma questão diferencial do Mestrado Profissional é a exigência de sua forte inserção social. O Encontro também nos proporciona manter um constante diálogo com a CAPES, sobre aspectos importantes como, por exemplo, a questão do autofinanciamento para as instituições públicas que é um problema a ser solucionado. Hoje, dos 253 programas de mestrados profissionais recomendados pela CAPES, 134 (cento e trinta e quatro, 52,96% do total) são oferecidos por instituições públicas, informa a professora.

O Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais foi instituído em 2006, visando um diálogo permanente entre os coordenadores dos mestrados profissionais do país e os representantes da CAPES e da sociedade civil organizada. Os Encontros Nacionais ocorrem periodicamente para avaliar e propor ações que visem construir a excelência e a sustentabilidade dessa nova modalidade de mestrado da pós-graduação brasileira.

Workshops

Antecedendo o encontro, haverá no dia 7 de outubro, um conjunto de workshops que discutirão o tema central Demandas Sociais: Desafios e Oportunidades para a Pós-Graduação Brasileira.

Programação

Durante o primeiro dia de encontro serão debatidos temas como os

além da realização da Assembléia do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais.

O segundo dia será dedicado ao tema avaliação dos mestrados profissionais, em que os estudos previamente realizados pelos grupos de trabalho por área de conhecimento serão apresentados e debatidos em salas separadas. Em seguida, haverá dois painéis para as conclusões e consolidação do Relatório do V Encontro.

O último dia do evento se destina a tratar da sustentabilidade dos mestrados profissionais. A questão do autofinanciamento para as instituições públicas.

Histórico do Encontro

O 1º Encontro foi realizado em São Paulo, quando foi criado o Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais. Naquela oportunidade, discutiram-se as diferenças entre mestrado acadêmico e profissional.

O 2º Encontro foi realizado em Campo Grande, com foco nos critérios de avaliação e nos parâmetros das fichas de avaliação da CAPES, na relação entre mestrado profissional e multidisciplinaridade, nos prazos de conclusão e no perfil discente. Iniciou-se um diálogo com a Capes com a presença do Prof. Vahan Agopyan, representando o Diretor de Avaliação da CAPES, e criou-se uma Secretaria Executiva do Fórum.

O 3º Encontro ocorreu em Manaus, onde se discutiu a afirmação e o desenvolvimento dos mestrados profissionais sob as temáticas: Inovação Tecnológica e Pós-Graduação, Desenvolvimento e Crescimento dos MP, Sustentabilidade, Cooperação Interinstitucional, Metodologias e produtos.

A partir do 4º Encontro, que se realizou em Canoas-RS, na Universidade Luterana do Brasil, foi introduzida a apresentação de trabalhos sobre as questões que envolvem os programas de mestrado profissional.

Mais informações sobre o V Encontro Nacional de Mestrados Profissionais: www.fnmp.org.br

Fonte: Planeta Universitário
05 de outubro de 2009.

FOPROF - Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais