Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais

Fórum Nacional

dos Mestrados Profissionais


Apoio Institucional
 
Desde 07/06/2009
Estatísticas 256336 visitas.
W3C XHTML 1.0

Encontros

Os Encontros Nacionais

O Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais foi instituído no dia 5 de maio de 2006, visando um diálogo permanente entre os coordenadores dos mestrados profissionais do país e os representantes da CAPES e da sociedade civil organizada. Os Encontros Nacionais ocorrem periodicamente para avaliar e propor ações que visem construir a excelência e a sustentabilidade dessa nova modalidade de mestrado da pós-graduação brasileira.

Histórico do Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais

O 10º Encontro Nacional foi realizado de 16 a 18 de novembro de 2016 na FINATEC, em Brasília - DF. Sua organização coube ao Prof. Paulo Coutinho, da UnB. Leia mais.

O 9º Encontro Nacional foi realizado no dia 15/12/2015 no SENAI/CIMATEC, Bahia. Sua organização coube à UFBA.

O 8º Encontro Nacional foi realizado de 24 a 27 de novembro de 2013 na USP de Ribeirão Preto, São Paulo. Contou com 458 participantes. Sua organização coube ao Prof. Celso Carrer da USP. Leia mais.

O 7º Encontro Nacional foi realizado de 9 a 11 de novembro de 2011 no Centro de Eventos do Sistema FIESC, em Florianópolis, Santa Catarina. Contou com 341 participantes. Sua organização coube à Profª Graziela Dias Alperstedt da UDESC. Leia mais.

O 6º Encontro Nacional foi realizado de 17 a 19 de novembro de 2010 no Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador, Bahia. Sua organização coube à Profª Tânia Fischer da UFBA. Leia mais.

O 5º Encontro Nacional foi realizado de 7 a 9 de outubro de 2009 no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Sua organização coube à UFRJ em conjunto com INCQS (FIOCRUZ), Biomanguinhos (FIOCRUZ), IMPA, CBPF, IFF (CEFET), UFRRJ, UNIGRANRIO e UVA. Leia mais.

A partir do 4º Encontro Nacional, que se realizou em Canoas-RS, na Universidade Luterana do Brasil, foi introduzida a apresentação de trabalhos sobre as questões que envolvem os programas de mestrado profissional.

O 3º Encontro Nacional ocorreu em Manaus, onde se discutiu a afirmação e o desenvolvimento dos mestrados profissionais sob as temáticas: Inovação Tecnológica e Pós-Graduação, Desenvolvimento e Crescimento dos MP, Sustentabilidade, Cooperação Interinstitucional, Metodologias e produtos.

O 2º Encontro Nacional foi realizado em Campo Grande, com foco nos critérios de avaliação e nos parâmetros das fichas de avaliação da CAPES, na relação entre mestrado profissional e multidisciplinaridade, nos prazos de conclusão e no perfil discente. Iniciou-se um diálogo com a Capes com a presença do Prof. Vahan Agopyan, representando o Diretor de Avaliação da CAPES, e criou-se uma Secretaria Executiva do Fórum.

O 1º Encontro Nacional foi realizado em São Paulo, quando foi criado o Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais. Naquela oportunidade, discutiram-se as diferenças entre mestrado acadêmico e profissional.

Os Encontros Regionais de Coordenadores de Mestrado Profissional

Obs: Todos os Encontros Regionais ou Nacionais são Gratuitos!

FOPROF - Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais